Viva mais saudável
ACTIVIDADE FÍSICA E EXERCÍCIO FÍSICO NA HIPERTENSÃO
Qual a diferença entre actividade física e exercício físico?
A atividade física engloba qualquer movimento corporal pelos músculos esqueléticos, com gastos energéticos acima dos níveis de repouso. Inclui as atividades do dia a dia que envolvem movimento como, por exemplo, trabalhos domésticos, jardinagem, caminhar, subir escadas.
O exercício físico, por outro lado, é planeado, estruturado, repetitivo e com a finalidade de alcançar um objetivo. Inclui natação, corrida, musculação, ciclismo entre outros.
Qual o efeito do exercício físico na hipertensão (HTA)?
O exercício físico tem um papel importante tanto na prevenção, como no tratamento e controlo da HTA. O exercício aeróbio regular reduz a Pressão Arterial (PA) em repouso em indivíduos normotensos (com PA arterial normal) e nos hipertensos.
Além dos benefícios na PA, o exercício físico aeróbio, afeta favoravelmente a composição corporal (com diminuição da massa gorda), melhora o condicionamento físico e melhora a ficha lipídica (diminui triglicerídeos e LDL e aumenta HDL).
Portanto, o exercício contribui tanto na prevenção de HTA em pacientes normotensos como no controlo da PA em indivíduos hipertensos.
Qual o tipo de exercício mais recomendado na hipertensão?
Deve-se optar preferencialmente por exercício aeróbio (corrida, ciclismo, caminhada) devendo ser suplementado com exercícios de resistência/força, que levem a aumento da força e massa muscular (flexões, agachamentos, pesos).
Qual a frequêcia e duração ideal?
A frequência ideal na prática de exercício físico será todos os dias ou, pelo menos, 4 a 5 vezes por semana.
A duração deve ser entre 30-60 minutos, de forma contínua ou acumulada durante o dia.
Que intensidade de exercício é o mais indicado?
O exercício físico de intensidade moderada parece ser eficaz na redução da PA, tanto em indivíduos hipertensos, como nos que apresentam PA dentro de valores considerados normais. A intensidade moderada corresponde, aproximadamente, ao nível 5-7 da Escala de Borg adaptada.
Legenda:
1 – Exercício “muito fraco”, andar lentamente, durante uns minutos
3 – Exercício leve, não tem dificuldades em continuar o exercício
5 – Leve-moderado, está cansado mas não tem grandes dificuldades
7 – Moderado-intenso, consegue prosseguir mas terá de se esforçar muito e se sentirá bastante cansado
10 – Exaustivo, a maior intensidade que já vivenciou anteriormente