A História da Sociedade Portuguesa de Hipertensão
A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) foi fundada em 24 de Junho de 2004 através de escritura notarial registada em Lisboa por Agostinho Monteiro, José Nazaré e Vítor Ramalhinho.
Previamente à constituição da SPH constitui-se uma comissão ad-hoc, para formalizar um protocolo de transição, entre a Associação Portuguesa de Hipertensão(APH) sediada na Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e a SPH. Essa comissão (Armando Bordalo, José Nazaré, Vítor Gil e Vítor Ramalhinho) foi nomeada para criar um documento com o objectivo de formular normas de transição entre as duas entidades. Tratava-se de um protocolo de afiliação entre a SPH e a SPC, mantendo-se o funcionamento da SPH em local apropriado, situado na sede da SPC. Este protocolo foi aprovado por unanimidade em Assembleia Geral da SPC ocorrida em 7 de Janeiro de 2005.
Ficou decidido em Assembleia Geral que todos os sócios efectivos da APH, à data da constituição da SPH, fossem considerados sócios fundadores.
Em Setembro de 2005 é rescindido unilateralmente o contrato de afiliação por iniciativa da SPC e, em consequência, é adquirido pela SPH um local em Lisboa para sede desta sociedade (que se mantém à data actual).
O suporte económico para a compra da referida sede contou com a ajuda da Industria Farmacêutica sob a forma de doação. Nesse sentido essas entidades foram designadas por Grandes Benfeitores (MSDohme, Boeringher Ingelheim, Sanofi Synthelabo/Bristol Myers Squibb, Servier Portugal, Novartis Farma, Laboratórios Delta e Astrazeneca) e Benfeitores (A. Menarini Portugal e Bayer Portugal) com registo e evidência em local apropriado da Sede da SPH.
História da SPH
Fique a conhecer os nossos corpos sociais de 2004 a 2013
OS CORPOS SOCIAIS (2004 a 2013)
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Mesquita Bastos
Vice-Presidente: Maria João Lima
Secretário: Márcia Braga
CONSELHO FISCAL
Presidente: Teresa Rodrigues
Vice-Presidente: Carvalho Rodrigues
Secretário: Madalena Barata
DIRECÇÃO
Presidente: José Nazaré
Secretário-Geral: Paula Alcântara
Presidente-Eleito: Fernando Pinto
Tesoureiro: Cristina Alcântara
Secretários-Adjuntos: Cruz dos Santos, Luísa Moreira e Joana Campina
– Criação da Comissão de acompanhamento do estudo da prevalência da hipertensão e consumo de sal (Jorge Polónia, Luís Martins, José Nazaré, Paula Alcântara, Fernando Pinto, Cristina Alcântara e José Alberto Silva), estabelecimento de parceria com a Universidade Fernando Pessoa para a determinação do consumo de sal e objectivação com a Eurotrials da melhor estratégia para conclusão célere do estudo.
– Parceria com a Ordem dos Farmacêuticos mediante protocolo assinado com o objectivo de execução de trabalho conjunto, a iniciar no dia mundial da hipertensão e, a desenvolver posteriormente.
– Informatização da sede da SPH através de consultadoria informática e renovação da estrutura existente.
– Protocolo de cooperação com a Sociedade Portuguesa de Periodontologia e Implantes.
– Colaboração activa (sugestões e críticas) com a Direcção Geral de Saúde para a elaboração de normas no que se refere à avaliação e ao tratamento da Hipertensão arterial (Jorge Polónia e Direcção da SPH).
– Candidatura à organização do Congresso Europeu de Hipertensão de 2018 (posteriormente atribuída a Barcelona).
– Implementação do projecto “ Menos sal mais sabor a vida” em parceria com a Jaba Genéricos.
– Publicação de livro da SPH sobre avaliação e tratamento da HTA coordenado por Brás Nogueira e José Nazaré com o apoio do Laboratório Novartis.
– Renovação do “site” da SPH. – Colaboração activa com a revista Deco Saúde.
– Parceria mediante protocolo com a Angelini (Projecto BONSALT)
– Projecto de parceria com a Medtronic e a Associação Portuguesa de Intervenção Cardíaca, para criação de registo nacional de doentes submetidos a desnervação renal.
– Colaboração no estudo da SEH (ESH-SHOT) com Fernando Pinto como responsável nacional.
– Curso de MAPA e AMPA em Janeiro de 2013 com sessões simultâneas nas instalações da SPH de Lisboa e do Porto.
– Apresentação dos resultados do estudo PHYSA (prevalência da hipertensão e consumo de sal em Portugal) no Congresso anual da SPH, a 3 de Março de 2013, em sessão presidida pelo Prof. Alberto Zanchetti.
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Paula Amado
Vice-Presidente: Pedro Cunha
Secretário: Madalena Barata
CONSELHO FISCAL
Presidente: João Maldonado
Vice-Presidente: Luísa Moreira
Secretário: Isabel Seixas
DIRECÇÃO
Presidente: José Alberto Silva
Secretário-Geral: Paula Alcântara
Presidente-Eleito: José Nazaré
Tesoureiro: Fernando Pinto
Secretários-Adjuntos: Jorge Cotter, Mesquita Bastos e Cristina Alcântara
– Estabelecimento de Parceria com a Sociedade Portuguesa de Oftalmologia.
– Conclusão das obras da delegação da SPH no Porto, inaugurada em Outubro de 2010.
– Candidatura a Centros de Excelência no âmbito da SEH (atribuição aos Serviços de Medicina do Hospital Pedro Hispano, do Hospital de Guimarães e do Hospital de Santa Maria).
– Formalização do protocolo do estudo da prevalência versus consumo de sal, junto das autoridades competentes, adjudicação à empresa Eurotrials e início da colheita dos dados em unidades de saúde.
– Proposta de criação formal de um Simpósio Luso-Húngaro anual de Hipertensão ( Professor Farsang e Luís Martins como principais impulsionadores).
– Aprovação do Estudo Race de parceria com o Laboratório Novartis para avaliação da microalbuminuria em utentes de cuidados de saúde primários.
– Criação do prémio Fernando Pádua a atribuir à melhor comunicação oral no Congresso anual da nossa sociedade.
– Atribuição dos nomes do Prof. Falcão de Freitas e do Prof. Nogueira da Costa respectivamente, aos auditórios da delegação da SPH no Porto e da sede em Lisboa.
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Manuel Bicho
Vogais: Fernando Gonçalves e Cristina Alcântara
CONSELHO FISCAL
Presidente: António Jara
Vogais: Carlos Moreira e Luísa Moreira
DIRECÇÃO
Presidente: Luís Martins
Secretário-Geral: José Nazaré
Presidente-Eleito: José Alberto Silva
Tesoureiro: Fernando Pinto
Secretários: Pedro Cunha, Mesquita Bastos e Paula Alcântara
– Alterações aos estatutos em Assembleia Geral extraordinária realizada a 21-07-07.
– Reuniões científicas com o objectivo de angariação de novos sócios com o apoio da Industria Farmacêutica.
– Formação do Núcleo de Médicos Internos da SPH (responsável Dr. Pedro Cunha).
– Adjudicação a uma entidade exterior à SPH da Revista Portuguesa de Hipertensão e Risco Cardiovascular, mediante protocolo acordado com a mesma (Editor-chefe, Brás Nogueira).
– Criação de Comissão Temporária da SPH para a formação e educação científica (João Saavedra como Presidente, coadjuvado por Agostinho Monteiro, João Maldonado, José Carmona e Paula Alcântara).
– Proposta de lançamento de um novo estudo da prevalência da hipertensão e do consumo de sal pela população portuguesa (indigitados como coordenadores Jorge Polónia, para a elaboração do protocolo e avaliação da prevalência, Luís Martins para a determinação do consumo de sal de parceria com a Universidade Fernando Pessoa e Manuel Bicho para a avaliação genética).
– Protocolo com a Associação de Panificadores do Norte (AIPAN) para fabrico de pão com menor conteúdo de sal.
– Publicação de Decreto-Lei sobre a quantidade de sal do pão. – Início de funcionamento do portal da SPH. – Promovida a publicação de livros com diversas temáticas por iniciativa da SPH sobre temas relacionados com a hipertensão arterial com o apoio da Industria Farmacêutica.
– Candidatura à organização da reunião da “ Summer school” da SEH. Atribuída para o ano de 2013, é nomeado Fernando Pinto como responsável da organização do referido evento.
– Simpósio Internacional sobre o consumo de sal, organizado no Porto a 5 de Dezembro de 2008, com a presença de especialistas nacionais e internacionais, autoridades nacionais e representantes da indústria de panificação.
– Candidatura à organização do Congresso da SEH em Lisboa no ano de 2016 (posteriormente atribuída a Paris).
– Elaborado livro de receitas saudáveis que foi distribuído gratuitamente ao público por uma revista de grande tiragem (Activa).
– Aposta na mediatização das mensagens da SPH com o objectivo de fazer chegar as mensagens de consciencialização da doença e alterações de estilo de vida.
– Compra do espaço para a delegação do Porto da SPH, em fase de construção (promessa de compra e venda assinada por Luis Martins e Fernando Pinto) por 305.000 Euros.
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Mateus Prata
Vogais: Mesquita Bastos e Teresa Fonseca
CONSELHO FISCAL
Presidente: Vasco Correia de Almeida
Vogais: Gato Varela e Abílio Vilas Boas
DIRECÇÃO
Presidente: João Saavedra
Secretário-Geral: Paula Alcântara
Presidente-Eleito: Luís Martins
Tesoureiro: Paula Amado
Secretários-Adjuntos: João Maldonado, Fernando Pinto e Teresa Rodrigues
-Em Setembro de 2005 é informada a direcção da SPH da intenção da SPC em rescindir unilateralmente o protocolo entre as 2 sociedades.
– Formalização em reunião da Direcção da necessidade de adquirir um local apropriado para sede da SPH.
– Compra da sede da SPH, mediante escritura notarial em 16 de Março de 2006 assinada por João Saavedra, Paula Alcântara e Paula Amado, por 315.000 Euros.
– Contrato de funcionária a tempo inteiro para exercer funções na sede da SPH.
– Angariação de benefícios ( Laboratórios da Industria Farmacêutica considerados Grandes benfeitores ou Benfeitores) com o objectivo de ajuda económica à compra e início de funcionamento da SPH, em sede própria.
– Processo de candidatura para Especialistas Europeus de Hipertensão.
– Criação do portal da SPH
– 1º Congresso da SPH
Os Corpos Sociais da 1ª Direcção da SPH transitaram da APH, conforme ficou registado nos estatutos da SPH
ASSEMBLEIA GERAL
Presidente: Vital Morgado
Vogais: Paula Amado e Mesquita Bastos
CONSELHO FISCAL
Presidente: Luís Martins
Vogais: Paula Alcântara e Jorge Cotter
DIRECÇÃO
Presidente: Agostinho Monteiro
Secretário-Geral: José Nazaré
Presidente-Eleito: João Saavedra
Tesoureiro: Rasiklal Ranchhod
Secretários-Adjuntos: José Alberto Silva, Fernando Pinto e Soares Franco
– 1ª Reunião Científica da SPH (Serralves-Porto, Jan-Fev/2004)
– Início do Curso de Verão da SPH (1º Curso em Setembro de 2004) que se manteve ininterruptamente até à data actual, presidido por Agostinho Monteiro com a colaboração de colegas da Sociedade Francesa de Hipertensão e da SPH.
– Criação de uma Newsletter que foi um “embrião” da futura Revista Científica.
– Instituição da Bolsa de investigação patrocinada pelo Laboratório Menarini.
– Fundação através de registo notarial da SPH e dos respectivos estatutos.