Notícias
A Sociedade Portuguesa de Hipertensão e a Comunidade
A Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH) é uma sociedade científica que existe para o estudo e prevenção da Hipertensão Arterial. Esta é uma entidade clínica presente em cerca de 40% dos portugueses adultos e constitui fator de risco para as principais doenças cardiovasculares, como o Acidente Vascular Cerebral e o Enfarte do Miocárdio.
A Hipertensão Arterial é, podemos afirmar, uma pandemia, cujo contágio é cultural. Deste modo, e para quebrar aquele “contágio”, acreditamos que a SPH tem a obrigação de informar, para prevenir. É neste propósito que se enquadra a formação direta às instituições da comunidade: empresas, escolas, associações, etc. Foi assim, com grande satisfação, que esta atual direção decidiu iniciar um ciclo de formação– que se quer ver reproduzido muitas vezes – junto das comunidades, de Norte a Sul do país.
Ora, a primeira ação de formação – enquadrada neste espírito – ocorreu no passado dia 16 de dezembro, dirigida ao Colégio Campo de Flores e aos Rotários de Almada. Neste evento, forçosamente digital, dado o momento pandémico em que vivemos, houve uma apresentação padronizada, pela Dra. Vitória Cunha, Secretária-Geral da SPH e moderada pelo seu Presidente, Prof. Luís Bronze. Tratou-se, julgamos nós, de uma sessão participada e elucidativa, em que a SPH, por nós representada, se orgulha de ter participado.